Em sessão tumultuada, vereadores solicitam explicações de Mirão sobre a não realização do asfalto no Jardim Sampaio II

Em sessão tumultuada, vereadores solicitam explicações de Mirão sobre a não realização do asfalto no Jardim Sampaio II

Aconteceu na segunda-feira (10) a 21ª sessão ordinária de 2022 na Câmara de Mirandópolis. Entraram em pauta 1 projeto de lei, 1 moção de pesar, 2 requerimentos e 7 indicações. Entretanto, o que marcou a sessão foi o debate entre os vereadores, principalmente Claudio Morena e Afonso Carlos Zuim, que usaram seu tempo na tribuna para acusar o vereador Tiago Soares de oportunista.

“Entristece, viu Tiago, esclareça nas redes sociais da mesma forma que esclareceu aqui. Porque é muito chato a gente ser chamado disso ou daquilo, ainda mais por pessoas que a gente conhece na cidade. Não sei se você sente prazer nisso, será que é tão gostoso jogar a população contra os vereadores? Aqui tem pessoas que antes de ser vereadores, sempre ajudaram as pessoas. O que será que está acontecendo? Falta de maturidade? Infantilidade? Ou é prazer mesmo? Respeita, irmão! Coloca lá a situação e explica certinho, não é questão de liberdade, coloca a verdade. Você é ridículo. Você é ridículo. As suas posições são ridículas”, diz Claudio Morena para Tiago Soares.

Já Afonso questionou Tiago na tribuna sobre a quantidade de requerimentos feitos pelo vereador. “O senhor (olhando para Tiago) sabe quantos requerimentos você fez o ano passado? Porque a gente fiscaliza o prefeito, oficialmente pela câmara, através dos requerimentos, pedindo documentos, pedindo o que o prefeito está realizando. Quantos requerimentos o senhor fez o ano passado, o senhor lembra? Nenhum! Sabe quantos eu fiz? Eu fiz nove e um foi reprovado. Sabe quantos requerimentos o senhor fez esse ano? Nenhum. O senhor (Tiago) não fez nenhum requerimento ano passado e nem esse ano. Nós precisamos esclarecer a verdade e a população que quiser vir aqui para esclarecimento, as portas da câmara estão abertas. Não vamos acreditar em fake news, vamos acreditar em fato”, esbraveja Afonso.

INDICAÇÕES

O vereador Afonso solicita a sinalização de trânsito na avenida Dr. Raul da Cunha Bueno, iniciando no cruzamento com a rua Ângelo Matara até a rua Joaquim Caetano da Silva visando dar orientação aos motoristas que desejam acessar a via de acesso Dr. Neif Mustafa e a Rodovia Marechal Rondon. Especificamente, que essas sinalizações sejam colocadas nas proximidades do cruzamento da avenida Dr. Raul da Cunha Bueno com as ruas Eurides Gomes Rabelo e Joaquim Caetano da Silva

O edil Chutudo indica a instalação de um redutor de velocidade (lombada) na rua Rafael Pereira, próximo ao número 2.190. Ele ainda pede que o executivo providencie a instalação de iluminação pública na rua Mizael Leandro Alves, no fundo da escola Hélio Faria, assim como faz uma outra indicação para instalação de um redutor de velocidade (lombada) na Rua Rafael Pereira, próximo ao número 2.214.

A vereadora Monica Machado indica a instalação de um bebedouro de água para a população, na Praça do bairro Jardim Sampaio. Além disso, ela solicita que o prefeito Mirão tome providências quanto a iluminação pública na rua Rui Barbosa, nº 1171.

Já Roberto Gonçalves solicita o recapeamento asfáltico ou tapa buracos na rua Geralda Nunes Evangelista, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

REQUERIMENTOS

Entrou em pauta na sessão um requerimento do vereador Afonso, para que seja oficiado o prefeito Municipal, Mirão, no sentido que ele apresente argumentos pelos quais a Lei nº 3095/2021, que foi sancionada no dia 17 de novembro de 2021, que autoriza o poder executivo a estabelecer convênios e executar pagamentos aos Provedores de Serviços Ambientais (PSA), mesmo passado um ano de sua promulgação ainda não está sendo executada, ou seja, não saiu do papel. O vereador ressalta que é responsabilidade do município em tutelar o Meio Ambiente, sendo que a referida lei é de extrema importância e urgência para o atendimento social e para o futuro das novas gerações.

Outro requerimento foi apresentado pelos vereadores Emerson, Magali e Roberto, que pediram explicações do executivo sobre a não realização do asfalto na rua Oscar Sampaio, localizado no bairro Jardim Sampaio II.

PROJETO DE LEI

O vereador Roberto Gonçalves colocou um projeto para dar o nome do senhor Manuel Pedro de Lima, antigo morador da fazenda Santa Filomena, a uma rua de sede.

MOÇÃO DE PESAR

Os vereadores Magali e Emerson fizeram uma moção de pesar pelo falecimento de Altina Rodrigues e Lima, ocorrido no dia 9 de setembro de 2022.


                       
1718946911