Proprietários dos mais de 19 mil veículos em Mirandópolis já podem conferir o valor do IPVA 2023

Proprietários dos mais de 19 mil veículos em Mirandópolis já podem conferir o valor do IPVA 2023

Os proprietários dos mais de 19 mil veículos registrados em Mirandópolis, segundo o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, já podem conferir o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023 nas redes bancárias do país. Essa consulta pode ser feita por meio de terminais de atendimento, internet banking e aplicativos de celular oferecidos pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.

É possível também verificar o valor diretamente no portal da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento) através do número do Renavam e a placa do veículo. O contribuinte pode ainda consultar o valor venal do veículo para este ano por meio do Sivei (Sistema de Veículos), informando apenas a placa do veículo.

Segundo o governo estadual, o proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo. “Neste ano, é possível pagar o imposto em até cinco vezes. Já para os proprietários que decidirem quitar antecipadamente o tributo em janeiro, o desconto será de 3%. Essa opção é atrativa, pois apresenta um rendimento maior que o da poupança, por exemplo”, diz o governo por meio de nota.

A novidade para 2023, é que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, – desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

FROTA EM MIRANDÓPOLIS

A frota total no município de Mirandópolis é de 19.659 veículos, segundo último balanço do Ministério da Infraestrutura publicado em setembro do ano passado. Segundo o balanço, o município possui 9.645 automóveis, 525 caminhões, 453 tratores, 1.732 caminhonetes, 484 camionetas, 59 ciclomotores, 49 micro-ônibus, 3.936 motocicletas, 1.072 motonetas, 190 ônibus, 729 reboques, 689 semirreboques, 5 sidecars, 7 triciclos, 82 utilitários e 2 registrados como “outros”.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa: à vista (cota única em janeiro com desconto de 3% ou cota única em fevereiro, sem desconto) ou então parcelar em até cinco vezes. Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de abril, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro (tabela na sequência).


                       
1709112872