Para-brisa quebrado, goteiras e falta de freios: alunos relatam situação dos ônibus universitários

Para-brisa quebrado, goteiras e falta de freios: alunos relatam situação dos ônibus universitários

“Que empresa é essa que passa por uma licitação da Prefeitura para transportar os bens mais valiosos que temos na vida? Será que vamos ter que tomar alguma providência?”. A mensagem em tom de revolta e indignação foi postada por uma mãe de aluno nas redes sociais em relação a situação dos ônibus universitários que fazem o transporte noturno para Araçatuba e Três Lagoas/MS.

A publicação, postada na sexta-feira (10), pouco depois da 0h, foi acompanhada de vídeos que mostram o para-brisa quebrado de um dos veículos que levava alunos para Araçatuba. Estava chovendo naquele momento. A mensagem foi o estopim para que surgissem novos comentários sobre a situação dos veículos do Grupo Adamantina Transportes Labor, empresa terceirizada responsável pelo transporte universitário. Os relatos foram de goteiras, falta de limpeza, falta de freios e até falta de combustível.

A licitação realizada pela Prefeitura na qual a empresa Labor foi a vencedora do certame ocorreu em 2019. De lá para cá foram firmados cinco termos de aditamento, isto é, prorrogação do serviço. No objeto do contrato, consta que a empresa é responsável pela prestação de serviços de transporte de alunos de cursos universitários e de cursos profissionalizantes de nível médio.

Contrato entre a Labor e a Prefeitura foi prorrogado por mais 12 meses, com vencimento em janeiro de 2024

O quarto termo de aditamento venceu em 9 de janeiro de 2023 e a Prefeitura prorrogou por mais 12 meses sua vigência, ou seja, até 9 de janeiro de 2024. O valor anual pela prestação do serviço no quinto aditamento ficou fixado em R$ 2.190.875,20, com ajuste de 5,78%, com base no IPCA. As informações constam no Portal da Transparência.

A reportagem apurou que após as reclamações tornarem públicas, a Prefeitura se reuniu, na segunda-feira (13), com diretores e fiscais do contrato, juntamente com pais de estudantes, e determinou a substituição imediata dos ônibus das linhas noturnas de Araçatuba e Três Lagoas.

O Município teria admitido nesta reunião a desconformidade contratual das condições dos veículos e solicitou a suspensão do transporte por 10 dias, obrigando a empresa a realizar a manutenção dos carros e a fornecer outros ônibus em condições adequadas durante o período. Nesta semana, veículos de outra empresa já estavam fazendo o transporte dos estudantes.

Em setembro do ano passado, a falta de freios teria ocasionado um acidente com ônibus universitário dentro da cidade de Araçatuba

As reclamações sobre as más condições dos ônibus universitários são frequentes. A última delas, que também veio a público, ocorreu em setembro do ano passado, quando um dos ônibus teria perdido os freios e atingido outro veículo na cidade de Araçatuba. Na época, o prefeito Mirão (PSL) se reuniu com representantes do departamento de Educação, coordenadores dos ônibus e com a empresa Labor e disse, em publicação, que “tomaria providências cabíveis”.

Em entrevista ao jornal AGORA NA REGIÃO, em janeiro deste ano, Mirão confirmou ter autuado a empresa por descumprimento contratual, mas não deu detalhes do valor da multa. A reportagem procurou o Grupo Adamantina, responsável pela empresa Labor, para comentar o caso, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O jornal também entrou em contato com a Prefeitura para questionar se alguma providência contratual foi adotada, mas ninguém se manifestou.

VEREADOR PROTOCOLA REQUERIMENTO

O vereador Grampola Pantaleão (PP) protocolou junto à Câmara Municipal um requerimento para cobrar explicações da Prefeitura sobre o transporte universitário. Grampola disse que não é a primeira vez que ele é procurado pelos pais e estudantes sobre essa situação. O parlamentar questiona qual foi o valor da multa aplicado à empresa e solicita cópias dessa punição, além de indagar as providências adotadas por parte da Administração Municipal diante dos acontecimentos.  


                       
1719163788