Vereador cobra explicações do departamento de Saúde sobre desempenho da repartição

Vereador cobra explicações do departamento de Saúde sobre desempenho da repartição

Aconteceu na segunda-feira (3) a 5ª sessão ordinária de 2023 na Câmara de Mirandópolis. Entraram em pauta 4 indicações e 2 requerimentos. Um dos requerimentos foi de autoria do Afonso Carlos Zuin, onde oficializa ao Prefeito Mirão, para que não só informe, mas também que promova uma reunião com o diretor da Saúde e o técnico em Informática, para tratar de assuntos relacionados a um melhor desempenho da Saúde no município, assim como para ter certeza de que não estão perdendo verbas ou repasses pelo não funcionamento correto do programa que atende o departamento.

“O requerimento vem de encontro com informações obtidas junto ao Departamento de Saúde e refere-se ao mau uso ou falta de capacitação para operar o programa que atende esse setor. Entendo haver a necessidade dessas informações e, além disso, uma reunião para chegarmos a um denominador comum, onde o que importa é o bem dos munícipes e do bom atendimento à população”, diz a justificativa apresentada pelo vereador Afonso.

O documento ainda afirma que é de necessidade capital que os ajustes sejam feitos imediatamente para aproveitar o que já tem em mãos e não é feito por falta de capacitar e executar o processo. “Acredito que haja falta de computadores, além da capacitação dos profissionais, não esquecendo que haverá a necessidade de uma fiscalização constante para verificação de que o serviço além de prestado esteja seguindo todas as regras necessárias através da gestão do referido departamento”, relata a justificativa.

ENTRADA DA CIDADE

O segundo requerimento foi de autoria de Mônica Machado, que questiona o prefeito se existe algum projeto sendo elaborado visando a melhoria do trânsito nas redondezas do Colégio Objetivo e do Supermercado Amigão. A vereadora solicita que caso exista um projeto, para que informe em que fase se encontra e qual a estimativa de entrega da obra.

“O trecho onde está a escola e o mercado está com o fluxo de pessosas e veículos bastante intenso, não havendo no local nenhuma sinalização para que os carros que ali trafegam possam diminuir a velocidade e assim evitar acidentes”, reforça a justificativa da vereadora.

INDICAÇÕES

A vereadora Mônica ainda realizou uma indicação para que o prefeito realize uma vistoria nos telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, bem como seja feita uma divulgação para a população de quais números telefônicos estão ativos nessas unidades.

“Estou fazendo essa indicação porque houve alterações nos números de telefones das UBSs do município e depois das mudanças, a população tem encontrado dificuldades para falar com as unidades, ficando com a sensação que muitas dessas linhas telefônicas não estarem funcionando”, relata Mônica.

O vereador Tiago Soares fez uma indicação para que o prefeito estude a possibilidade de aquisição de uma área próxima ao cemitério para ampliação do local. O edil ainda fez outras duas indicações. Uma é para a colocação de freza asfáltica do início da rua André Morales, no bairro Esplanada, até o “Lixão” de Mirandópolis. A outra indicação é para que o prefeito interceda junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis (SAAEM), para que verifique a possibilidade de realizar a pintura da caixa d’água da cidade, já que o local está com a fachada deteriorada.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

MOÇÕES DE PESAR

O vereador Afonso fez duas moções de pesar pelos falecimentos da Minako Nomizo e também do Edis Fioravante, ambos ocorridos no dia 20 de março.


                       
1716391020