Grupo de amigos mantém tradição e percorre mais de 100 km em caminhada a Santo Expedito

Grupo de amigos mantém tradição e percorre mais de 100 km em caminhada a Santo Expedito

Um grupo de amigos de Mirandópolis manteve a tradição de percorrer 107 quilômetros na peregrinação de Santo Expedito realizada anualmente. A caminhada que leva o nome do Padroeiro da cidade é uma forma de agradecimento por indulgências do santo, realização de pedidos e até mesmo pagamento de promessas.

O grupo saiu na quinta-feira, dia 30 de março, às 23h, em frente à Igreja Matriz de Mirandópolis. A chegada ocorreu às 7h40 do dia 2 de abril.

Eles percorreram o trajeto sentido Pacaembu, passando por Flora Rica até chegar em Santo Expedito. Segundo a última estimativa do IBGE, a cidade possui cerca de 3 mil habitantes.

Como ocorre em todos os anos, a primeira parada, após 42 quilômetros, foi na fazenda VEPEC, do proprietário Ricardo Venâncio, que acolhe o grupo há cerca de 10 anos. A segunda etapa foi passar por Pacaembu e Irapuru, sendo a parada de descanso na cidade de Flora Rica, um trajeto de cerca de 45 quilômetros. Nesta parada o acolhimento foi feito pela Dona Nubia e sua família. O terceiro percurso é de Flora Rica até Santo Expedito, onde finalizam o trecho de 20 quilômetros.

Neste ano, ao todo, foram sete romeiros mais um carro de apoio. Foram três noites e dois dias de caminhada. Cleber Pilla, um dos romeiros, participou do trajeto pela primeira vez. “O percurso foi cansativo, mas foi muito gratificante ter vivido essa experiência fantástica com uma turma boa, cheia de companheiros”, afirma o empresário.

Segundo o organizador da peregrinação, Wilson de Lima, essa é a 17ª edição em que ele participa. Para Wilson, cada parada no trajeto significa um novo começo. “Foi um percurso maravilhoso. Tivemos algumas pessoas que foram pela primeira vez. Cada etapa a gente se junta para rezarmos o terço. Cada caminhada dessa a gente se renova, é um novo nascimento”, afirma Wilson.

Ao final do percurso, os peregrinadores participaram ainda da Missa de Ramos. Participaram neste ano os romeiros Arlindo Venâncio, Cleber Pilla, Claudia Pilla, João Bavaroti, Márcio Aparecido Pereira, Marcos Coelho Araujo e Wilson de Lima, além de José Antônio Alves, o Franguinha, com o carro de apoio.


                       
1721511776