‘Acredito muito em Mirandópolis e sei que posso investir na cidade’, revela Paulo Fernando, da loja Portuga Imports
Foto: Divulgação
Empreender desde pequeno era a vontade de Paulo Fernando Santos Lima, de 26 anos. Para ter seu próprio negócio buscou conhecimento na área do e-commerce, assim como estudou o mercado de ações da bolsa de valores.
O jovem empresário é proprietário da loja Portuga Imports, que está de endereço novo para melhor atender os gostos dos clientes que tem buscado os seus produtos. O estabelecimento que completa um ano em outubro está localizado na rua Gentil Moreira, nº 89, situado em frente a Caixa Econômica Federal, atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h as 19h, e aos sábados das 9h as 13h.
Segundo Paulo Fernando, na infância seu exemplo vinha da mãe que trabalhava muito. Seguindo a referencia ele começou a trabalhar aos 11 anos vendendo sorvetes pelas ruas da nova cidade. “Tudo isso ajudou na adaptação, afinal, vim de uma grande cidade e minha rotina era limitada dentro de casa”, recorda.
O jornal AGORA NA REGIÃ entrevistou o jovem empresário, confira o bate papo na integra.
Onde nasceu e como chegou em Mirandópolis?
Nasci em Guarulhos, na grande São Paulo, onde fui criado pela minha mãe Fernanda Cristina e o meu avô que se chama Fernando, mais conhecido como Portuga. Ele trabalhava como segurança do Hospital Stella Maris, já a minha mãe era instrumentista, auxiliando os médicos em cirurgias. Quando ele se aposentou decidiu mudar-se para Mirandópolis porque a minha tia já morava aqui. Viemos, a minha mãe deixou tudo para trás para que eu tivesse qualidade de vida. Aqui ela não achou um trabalho em sua profissão, então encarou outras oportunidades como empregada doméstica e em supermercado. Um tempo depois que conseguiu um emprego como cozinheira no Hospital Estadual, onde ficou até se aposentar. Vale ressaltar que o nome da minha loja é em homenagem ao meu querido avô.
Qual foi o seu primeiro emprego na cidade?
Foi na Oficina do Devair, depois trabalhei na lan house Matrix e na loja Rekint’s, onde desenvolvi a habilidade de vendedor. Depois de um tempo comecei a pegar um trabalho extra como garçom nos buffets da cidade, que ampliaram meus contatos. E como sempre fui curioso, me matriculei em um curso no SENAI que abriu portas para trabalhar na Raízen, onde fiquei por quatro anos como eletricista industrial.
Como foi investir e abrir a sua loja?
Nunca gostei de ficar estagnado, com 19 ano eu já tinha conseguido guardar um dinheiro legal e então comecei a investir na bolsa de valores. Este momento foi onde mudou a minha chave para empreender e sair da zona de conforto. Hoje invisto com menos frequência, pois diversifiquei meu capital. Com isso vi a oportunidade para um negócio que já fazia nas plataformas digitais: a importação de produtos eletrônicos e de acessórios. Em 2022, abri a Portuga Imports, uma loja física em Mirandópolis. O objetivo é trazer todos os produtos que já são vendidos na loja virtual para o atacado para que o cliente tenha a possibilidade de experimentar os produtos e conferir a qualidade dos eletrônicos. Agora estamos em um novo endereço, estamos atendendo na rua Gentil Moreira, nº 89. Decidi fazer o investimento no espaço para trazer mais conforto para o cliente. Além disso, buscamos oferecer condições de pagamentos diferenciados, como a parcela no boleto em até 24 vezes. Não tem nenhuma loja que faz isso aqui. Só vive o proposito quem suporta o processo.
Hoje seu foco está no e-commerce e na loja física?
Graças a Deus meu forte está sendo na comercialização de celular, tanto em e-commerce (Instagram da loja é @portuga.imports1), no atacado, como na loja física. Tenho dois sócios, onde montamos um centro de distribuição em São Paulo e Santa Catarina.
Você é embaixador da Expo Phone maior evento do mercado de IPHONES. Quando acontece e como é o evento?
Sou embaixador desse evento e acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro em Florianópolis na Arena Opus os ingresso estão om 50% off e o site para fazer a compra é https://expophone.com.br/paulo-cobra/. Será a maior exposição de marcado de Iphones do Brasil, dos dias imersos em muito conhecimento, networking e uma visão futura das tendências e mudança de mercado para os próximos anos. Uma feira voltada para esse mercado de varejo, atacado e distribuição de iPhones, celulares e acessórios, reunindo muitos lojistas. Sendo um lugar de crescimento e networking onde as pessoas poderão chegar lá e conversar com a gente conseguindo se conectar ajudando a cada um.
Como foi aproximar sua esposa do seu trabalho?
Minha esposa é minha base! E tem me ajudado a tomar muitas decisões. E com esse meu espirito de fazer acontecer, as vezes ela me acalma. Mesmo com medo estamos conseguindo viver graças a ela, que esteve ao meu lado desde quando eu andava de bicicleta. Errar é comum, a gente aprende com isso. Aproveito e deixo um recado, para que os pais deêm apoio as ideias dos jovens. Lembro que meu primeiro salário era de 100 reais, hoje graças a Deus faturo alto e a minha vida mudou, conseguindo fazer muitas coisas através do meu esforço.