‘Acredito muito em Mirandópolis e sei que posso investir na cidade’, revela Paulo Fernando, da loja Portuga Imports

‘Acredito muito em Mirandópolis e sei que posso investir na cidade’, revela Paulo Fernando, da loja Portuga Imports

Foto: Divulgação

Empreender desde pequeno era a vontade de Paulo Fernando Santos Lima, de 26 anos. Para ter seu próprio negócio buscou conhecimento na área do e-commerce, assim como estudou o mercado de ações da bolsa de valores.

O jovem empresário é proprietário da loja Portuga Imports, que está de endereço novo para melhor atender os gostos dos clientes que tem buscado os seus produtos. O estabelecimento que completa um ano em outubro está localizado na rua Gentil Moreira, nº 89, situado em frente a Caixa Econômica Federal, atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h as 19h, e aos sábados das 9h as 13h.

Segundo Paulo Fernando, na infância seu exemplo vinha da mãe que trabalhava muito. Seguindo a referencia ele começou a trabalhar aos 11 anos vendendo sorvetes pelas ruas da nova cidade. “Tudo isso ajudou na adaptação, afinal, vim de uma grande cidade e minha rotina era limitada dentro de casa”, recorda.

O jornal AGORA NA REGIÃ entrevistou o jovem empresário, confira o bate papo na integra.

Onde nasceu e como chegou em Mirandópolis?

Nasci em Guarulhos, na grande São Paulo, onde fui criado pela minha mãe Fernanda Cristina e o meu avô que se chama Fernando, mais conhecido como Portuga. Ele trabalhava como segurança do Hospital Stella Maris, já a minha mãe era instrumentista, auxiliando os médicos em cirurgias. Quando ele se aposentou decidiu mudar-se para Mirandópolis porque a minha tia já morava aqui. Viemos, a minha mãe deixou tudo para trás para que eu tivesse qualidade de vida. Aqui ela não achou um trabalho em sua profissão, então encarou outras oportunidades como empregada doméstica e em supermercado. Um tempo depois que conseguiu um emprego como cozinheira no Hospital Estadual, onde ficou até se aposentar. Vale ressaltar que o nome da minha loja é em homenagem ao meu querido avô.

Qual foi o seu primeiro emprego na cidade?

Foi na Oficina do Devair, depois trabalhei na lan house Matrix e na loja Rekint’s, onde desenvolvi a habilidade de vendedor. Depois de um tempo comecei a pegar um trabalho extra como garçom nos buffets da cidade, que ampliaram meus contatos. E como sempre fui curioso, me matriculei em um curso no SENAI que abriu portas para trabalhar na Raízen, onde fiquei por quatro anos como eletricista industrial.

Paulo com sua esposa. Foto: Arquivo pessoal

Como foi investir e abrir a sua loja?

Nunca gostei de ficar estagnado, com 19 ano eu já tinha conseguido guardar um dinheiro legal e então comecei a investir na bolsa de valores. Este momento foi onde mudou a minha chave para empreender e sair da zona de conforto. Hoje invisto com menos frequência, pois diversifiquei meu capital. Com isso vi a oportunidade para um negócio que já fazia nas plataformas digitais: a importação de produtos eletrônicos e de acessórios. Em 2022, abri a Portuga Imports, uma loja física em Mirandópolis. O objetivo é trazer todos os produtos que já são vendidos na loja virtual para o atacado para que o cliente tenha a possibilidade de experimentar os produtos e conferir a qualidade dos eletrônicos. Agora estamos em um novo endereço, estamos atendendo na rua Gentil Moreira, nº 89. Decidi fazer o investimento no espaço para trazer mais conforto para o cliente. Além disso, buscamos oferecer condições de pagamentos diferenciados, como a parcela no boleto em até 24 vezes. Não tem nenhuma loja que faz isso aqui. Só vive o proposito quem suporta o processo.

Hoje seu foco está no e-commerce e na loja física?

Graças a Deus meu forte está sendo na comercialização de celular, tanto em e-commerce (Instagram da loja é @portuga.imports1), no atacado, como na loja física. Tenho dois sócios, onde montamos um centro de distribuição em São Paulo e Santa Catarina.

Loja fica na rua Gentil Moreira, nº 89, localizada em frente a Caixa Econômica Federal. Foto: Allan Mendonça

Você é embaixador da Expo Phone maior evento do mercado de IPHONES. Quando acontece e como é o evento?

Sou embaixador desse evento e acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro em Florianópolis na Arena Opus os ingresso estão om 50% off e o site para fazer a compra é https://expophone.com.br/paulo-cobra/. Será a maior exposição de marcado de Iphones do Brasil, dos dias imersos em muito conhecimento, networking e uma visão futura das tendências e mudança de mercado para os próximos anos. Uma feira voltada para esse mercado de varejo, atacado e distribuição de iPhones, celulares e acessórios, reunindo muitos lojistas. Sendo um lugar de crescimento e networking onde as pessoas poderão chegar lá e conversar com a gente conseguindo se conectar ajudando a cada um.

Como foi aproximar sua esposa do seu trabalho?

Minha esposa é minha base! E tem me ajudado a tomar muitas decisões. E com esse meu espirito de fazer acontecer, as vezes ela me acalma. Mesmo com medo estamos conseguindo viver graças a ela, que esteve ao meu lado desde quando eu andava de bicicleta. Errar é comum, a gente aprende com isso. Aproveito e deixo um recado, para que os pais deêm apoio as ideias dos jovens. Lembro que meu primeiro salário era de 100 reais, hoje graças a Deus faturo alto e a minha vida mudou, conseguindo fazer muitas coisas através do meu esforço.


                       
1719143352