Jubileu de Platina: Escola 14 de Agosto completa 70 anos de existência em Mirandópolis

Jubileu de Platina: Escola 14 de Agosto completa 70 anos de existência em Mirandópolis

Foto: Divulgação

A Escola 14 de Agosto completou 70 anos de efetivo trabalho na Educação de Mirandópolis. A comemoração no pátio da escola contou com a presença dos mantenedores da instituição, junto dos professores, funcionários, ex-colaboradores, alunos e ex-alunos. Prestigiaram o momento o prefeito de Mirandópolis, Ademiro Olegário, o Mirão, e a diretora da educação do município, Josiane Franco. 

Ézio Macedo Veronese, mantenedor da escola, sensibilizou os presentes com um discurso emocionado sobre a trajetória da instituição. “Hoje me emociono muito por esta escola, que formou tantos alunos dentro do campo do conhecimento, referente à vida normal e comercial de Mirandópolis. Adotamos este colégio maravilhoso que hoje é da comunidade mirandopolense, porque nós não consideramos como propriedade financeira. Isto aqui é um valor para a cidade de Mirandópolis e eu fico muito feliz com isso. A todos vocês nosso muito obrigado pela oportunidade”, declarou Ézio.

Tina Veronese complementou, também emocionada, as palavras de seu pai. “Minha gratidão a todos vocês, meus queridos amigos, que se tornaram uma família para mim”. Depois dos parabéns, a escola ofereceu um bolo de aniversário a todos os presentes. 

HISTÓRIA DA ESCOLA

No ano de 1953, nasceu a “Escola técnica de Comércio de Mirandópolis”, funcionando no prédio da prefeitura municipal.  Os mantenedores, Sr. Pedro Paulo Guizelini e Sr. Expedito Guizelini, instituíram os primeiros cursos: curso básico de comércio (1º ciclo) e técnico de contabilidade (2º ciclo). No ano seguinte deu-se o início de funcionamento em período noturno.

Entre os anos de 1962 e 1963 houve a mudança de nome para “Colégio Comercial de Mirandópolis”. No ano de 1968, a escola foi vendida para os senhores José Bassan Peres e Dionildo Malagoli. 

Nos anos de 1966 e 1967 funcionou na escola o antigo curso madureza, que preparava os estudantes adultos para exames de 1º e 2º ciclos, equivalentes a Educação de Jovens e Adultos – EJA.

De 1965 a 1990 funcionou também o curso de datilografia em períodos diurno e noturno. E de 1971 a 1973 houve uma única turma do curso técnico de secretariado. Em 1972, a escola mudou do antigo prédio municipal que fica na rua Dr. Raul da Cunha Bueno, para o atual prédio, na época ainda inacabado.

No ano de 1973 adquirem a escola os senhores Manoel Franco, Ézio Macedo Veronese e Benedito Newton Assuiti. De 1975 a 2001 funcionou o curso supletivo de 1º e 2º grau (atual EJA de Ensino Fundamental e Médio). 

Em 1976 o nome da escola passou a ser “Escola de 1º e 2º graus 14 de Agosto”. De 1977 a 1979 ocorreu uma única turma do curso técnico de enfermagem, em nível de segundo grau profissionalizante.

Em 1994 a escola iniciou o sistema Objetivo dos cursos de Educação Infantil, 1º grau (fundamental), 2º grau (Ensino médio) e cursinho preparatório ao vestibular.  Também em 1996 foi autorizado e instalado o curso de auxiliar de enfermagem, que funcionou até 1999.

No ano de 1998 o nome da escola passou a ser “Escola 14 de Agosto”, mantida pela empresa Instituto Mirandopolense de Ensino. No ano de 2007, a senhora Vilma dos Santos Veronese institui o Centro de Ensino Mirandópolis, onde passou a funcionar o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Em 28 de junho de 2012, o Centro assume toda a parte educacional, com a direção Administrativa de Tereza Cristina dos Santos Veronese, a Tina. A partir de 2017, o sistema de ensino passa ser Sistema COC de Ensino.


                       
1714333532