Mirandópolis aumenta em 59% o número de sistemas fotovoltaicos em menos de dois anos

Mirandópolis aumenta em 59% o número de sistemas fotovoltaicos em menos de dois anos

Foto: Divulgação Polo Energia

Em menos de dois anos, Mirandópolis aumentou em 59% o número de sistemas fotovoltaicos instalados. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atualmente, o município possui 1.164 sistemas fotovoltaicos instalados, contra 732 em dezembro de 2022. O número reúne instalações residenciais, comerciais, industriais e rurais. 

Como a energia gerada pode ser compartilhada com outros imóveis sob o mesmo CPF ou CNPJ, 1.256 unidades utilizam o crédito gerado por esses sistemas. A potência atual de todos os projetos fotovoltaicos instalados em Mirandópolis é de 7.647,04 kW, contra 4.836,06 kW ao final de 2022.

O levantamento foi realizado junto à Aneel pelo engenheiro Francis Polo, CEO de uma empresa que desenvolve projetos e instala sistemas fotovoltaicos sediada em Araçatuba, e com unidades em Alphaville Barueri, São José do Rio Preto e Sorocaba, Curitiba e Umuarama.

HISTÓRICO E VANTAGENS

A primeira instalação fotovoltaica em Mirandópolis ocorreu em 2016 e foi o único daquele ano, sendo que aumentou gradativamente nos períodos posteriores: 2017 – 1; 2018 – 8; 2019 – 148; 2020 – 143; 2021 – 200; 2022 – 231; 2023 – 248.

De acordo com Francis Polo são diversos os benefícios da energia solar fotovoltaica, começando pelo seu baixo impacto ambiental, sendo uma das mais sustentáveis do mundo, renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza. O sistema também contribui para a diminuição da poluição sonora. O seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos desagradáveis. Sistemas de energia fotovoltaica também são sustentáveis no seu descarte, uma vez que podem ser reciclados com uma eficiência de até 97%.

“A redução da conta de luz é uma das principais vantagens da energia solar fotovoltaica, mas existe uma série de outros benefícios. O retorno de investimento costuma ser de 4 a 6 anos e após esse período, com a economia na conta de luz, você recupera o valor investido. Temos que falar também da valorização do imóvel, da facilidade da instalação e da manutenção, durabilidade de sistema e da sustentabilidade que ele proporciona”, explica Polo.

Redução da conta de luz é uma das principais vantagens da energia solar fotovoltaica, mas existe uma série de outros benefícios. Foto: Divulgação

DUAS VEZES ITAIPU

A geração de energia solar no Brasil acaba de ultrapassar os 28 gigawatts (GW) – o dobro de Itaipu Binacional, que conta com 14 GW de potência instalada.

O número se refere à potência instalada operacional em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no país. Hoje, cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras são atendidas pela tecnologia fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Ainda segundo a associação, o país conta com, aproximadamente, 2,4 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. De 2012 até agora, foram feitos cerca de R$ 139 bilhões em novos investimentos.

Hoje, a tecnologia fotovoltaica está em 5.545 municípios. Estudo da consultoria Volt Robotics, contratado pela Absolar, aponta que a economia líquida na conta de luz de todos os brasileiros superará os R$ 84,9 bilhões até 2031. O levantamento levou em consideração os custos e os benefícios da microgeração e da minigeração distribuída, de acordo com o artigo 17 da Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022, que estabeleceu o marco legal do segmento.

POLO GROUP

Em 2015, o Polo Group iniciou uma missão como holding especializada em soluções de engenharia elétrica e energias renováveis. Atuando em todo o território nacional, as empresas Polo Energia, AgroPolo, Loop Services, Hilma Building, MUV Automação e Cimus Mercado Livre de Energia levam serviços e produtos de excelência aos seus clientes.

Com escritórios estrategicamente localizados em Araçatuba, Sorocaba, São José do Rio Preto, Alphaville Barueri Umuarama e Curitiba, as empresas do Polo Group estão próximas às necessidades dos seus clientes, proporcionando as soluções e atendimentos ágil e eficazes. Juntamente com a Weg e a Renault, o Polo Group inovou e destacou-se nacionalmente ao construir em Fernando de Noronha (PE) um ecoposto solar público para o carregamento de veículos elétricos por meio da tecnologia fotovoltaica, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

SERVIÇO

  • Polo Energia
  • Av. Brasília, 2235, Araçatuba
  • (18) 41418392

                       
1716484939