Escola Hélio Faria transforma local ocioso em horta

Escola Hélio Faria transforma local ocioso em horta

Um espaço no fundo da Escola Municipal Hélio Faria se tornou uma linda horta que abastece com hortaliças a merenda escolar dos alunos. O espaço foi criado por José Caetano Souza, que atua como Serviços Gerais da escola, há dois anos com objetivo de ser um local de interação entre os alunos e os alimentos.

“Trabalhei muitos anos com meus pais na roça, gosto desse trabalho manual com a terra, é muito gratificante ver as crianças interagindo com a horta. Ainda mais interessante é no recreio ver muitas crianças se beneficiando desse espaço que montei com o coração”, explica Souza.

No início, a horta tinha apenas cebolinha, salsinha e alface, sendo que depois começou a plantar algumas mudas de frutas e expandiu para outras opções de verduras e legumes. “Hoje temos acerola, caju, maracujá, couve, repolho e muitas outras opções para as crianças”, reforça Caetano.

Ele explica que os alunos ajudam no intervalo da aula a plantar e até na limpeza do local para deixar a horta apropriada para consumo. “Procuro conversar com as crianças sobre a importância de ter uma horta para o nosso consumo, pois é uma ação simples que alimenta várias crianças e até alguns professores compram para ajudar com a manutenção do local”, completa José Caetano, que não utiliza agrotóxicos na plantação.


                       
1714041134