Escola Hélio Faria transforma local ocioso em horta
Um espaço no fundo da Escola Municipal Hélio Faria se tornou uma linda horta que abastece com hortaliças a merenda escolar dos alunos. O espaço foi criado por José Caetano Souza, que atua como Serviços Gerais da escola, há dois anos com objetivo de ser um local de interação entre os alunos e os alimentos.
“Trabalhei muitos anos com meus pais na roça, gosto desse trabalho manual com a terra, é muito gratificante ver as crianças interagindo com a horta. Ainda mais interessante é no recreio ver muitas crianças se beneficiando desse espaço que montei com o coração”, explica Souza.
No início, a horta tinha apenas cebolinha, salsinha e alface, sendo que depois começou a plantar algumas mudas de frutas e expandiu para outras opções de verduras e legumes. “Hoje temos acerola, caju, maracujá, couve, repolho e muitas outras opções para as crianças”, reforça Caetano.
Ele explica que os alunos ajudam no intervalo da aula a plantar e até na limpeza do local para deixar a horta apropriada para consumo. “Procuro conversar com as crianças sobre a importância de ter uma horta para o nosso consumo, pois é uma ação simples que alimenta várias crianças e até alguns professores compram para ajudar com a manutenção do local”, completa José Caetano, que não utiliza agrotóxicos na plantação.