Escola Noêmia realiza ações por meio das disciplinas Eletivas; outras instituições fizeram intercambio de alunos

Escola Noêmia realiza ações por meio das disciplinas Eletivas; outras instituições fizeram intercambio de alunos

Na quarta-feira (15), a escola de ensino estadual Noêmia Dias Perotti, realizou a culminância das disciplinas eletivas. O evento de realização própria, teve inicio às 8h com apresentação dos alunos Julia Iarossi, do 8° ano C, e Hélio Junior, do 9° ano B. A cerimônia também contou com a presença da diretora da Pasta de Educação, Josiane Franco, e a visita de outras instituições de ensino de Mirandópolis.

Após a abertura do evento, as salas de aula, que funcionaram com stand de exposição para as eletivas, receberam os alunos das escolas Ebe Aurora Fernandes Marcos, Hélio Faria e Dr. Edgar Raimundo da Costa, bem como seus representantes e a diretora de Educação do municípios.

O QUE É A ELETIVA?

A “Eletiva” é um componente curricular oferecido semestralmente e de livre escolha dos estudantes. A instituição deve oferecer um conjunto de opções de Eletivas contando com duas aulas semanais que, devem ser planejadas de modo a culminar com a realização de um produto ou evento a ser apresentado para toda a escola. Tendo em vista o incentivo à convivência, a experiência tem por princípio a integração de estudantes dos diversos anos.

RESULTADO DO TRABALHO

Ao todo foram 20 salas de aula com exposições de alunos do período da manhã e da tarde. Durante a culminância os estudantes exercem funções de protagonismo, ou seja, todos dos trabalhos foram desenvolvidos e apresentados por eles, com o auxilio dos professores na tomada de decisões.

Segundo a professora, Márcia Regina, “os objetivos foram atendidos, pois todas as eletivas foram apresentadas pelos alunos”, comenta.

Diferentemente do ensino integral, no ensino regular, cada eletiva é coordenada por apenas um professor e de acordo com organização, esta disciplina tem como objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os focos de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo do trabalho.