Presentes

Presentes

Foto: RJ

No tempo que antecede o Natal costumamos presentear as pessoas queridas. Mesmo com o orçamento apertado, muita gente faz questão de agradar alguém, retribuindo o carinho, o cuidado, a ajuda, ainda que seja somente com um cartão de Natal ou uma módica lembrancinha. Embora o espírito natalino seja maior do que isso, é muito bonito ver como nessa época muita gente faz questão de manifestar sua estima pelo outro.

E se é muito agradável receber algo de alguém e com isso saber da importância que temos, muito mais é saber que somos amados por Deus e d’Ele recebemos muito! E em meio a tanta coisa que Lhe pedimos, Ele nos dá também as pessoas. Além da natureza e de todos os maravilhosos seres vivos, somos presenteados com a vida e o convívio delas. O que nos aproxima disso é a geração de filhos (é bonito ouvir um esposo dizer que é grato à esposa por ter lhe dado um filho); no entanto, só Deus mesmo, providentíssimo e bom, cria e coloca pessoas em nossa vida.

A presença de um bom amigo, um companheiro, um leal colega de trabalho, é um verdadeiro presente! O Padre Orlando inclusive escreveu um breve livro sobre isso, recordando a passagem do Livro do Eclesiástico, cap. 6, v. 14: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”. Mas não nos enganemos: não são só os amigos que Deus nos envia; Ele, que tudo sabe, nos presenteia com vários tipos de pessoas, que nos ajudam, nos motivam, nos ensinam, nos querem bem. E ainda que haja muita gente chata, desagradável, mal-educada e maliciosa, agradeçamos ao Senhor pelas boas pessoas que passaram ou estão em nossa vida!

E nesse tempo maravilhoso do Advento, nos preparando para vivenciar a presença mais importante de todas – Jesus no meio de nós – façamos um gesto de carinho por alguém, especialmente uma pessoa mais solitária ou esquecida; façamos uma visita a essa pessoa – ou a outras mais –, ouvindo-a, desejando-lhe um feliz Natal, doando um pouco do nosso tempo… Sejamos nós mesmos os presentes que Deus quer enviar na vida de alguém.


                       
1709114096