Reflexões quaresmais (7)

Reflexões quaresmais (7)

Foto: Opus Dei

Como diz o ditado popular, “a pressa é inimiga da perfeição”. Muitas boas intenções naufragam no imediatismo do mundo atual – e especialmente do brasileiro, muito afeito ao fazer sem planejar, meditar e medir conseqüências. A ansiedade gerada pela falta de reclusão, de boas leituras e de oração solapa muitas boas expectativas – sobre isso vale a pena relermos o ensinamento de Jesus na parábola do semeador (Evangelhos de São Mateus, cap. 13, vv. 1-23; São Marcos, cap. 4, vv. 1-20; São Lucas, cap. 8, vv. 4-15).

Os exercícios quaresmais são remédio para esses males, mas quando o paciente não consegue aguardar seu organismo assimilar o composto da fórmula ou irrita-se ao tomá-lo ou ao ter uma reação adversa, jamais será curado. E nós precisamos ser curados, urgentemente. No fundo, a ansiedade vem do fundo dos nossos corações, que ansiosamente aguardam essa cura – na verdade o mundo inteiro, como ensina São Paulo Apóstolo ao dizer que “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos Deus” (Carta aos Romanos, cap. 8, v. 19).

Reflitamos sobre as conseqüências de nossa conversão!… É também um ato de caridade. Por isso é que na Quaresma a Igreja conclama os fiéis também à prática da esmola, além do jejum e da oração: a exemplo de Cristo, o cristão é chamado a morrer para si mesmo, despojar-se do seu egoísmo – traço comum do homem atual e claro sinal de imaturidade espiritual – e amar o próximo, pois como ensina São João Evangelista, “todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (Primeira Carta de São João, cap. 4, v. 7)

O tempo quaresmal vai se encerrando e já podemos como que enxergar os primeiros clarões da Páscoa. Mas o momento não é ainda de baixar as armas para comemorar: fiquemos firmes em nossos bons propósitos, sem cairmos na preguiça, no cansaço ou no desânimo – “Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado”, ensina a Carta aos Hebreus, cap. 12, v. 4.

Para quem permanecer em Cristo, a vitória é certa! E ela é agora, para quem está com Ele! A Semana Santa começa amanhã: fixemos nosso olhar e nossas forças no Senhor e não permitamos que nada, nem mesmo as coisas mais sutis, tirem nossa atenção desse tempo solene e oportuno que a Igreja nos dá!


                       
1714369800