Contraste

Contraste

Chegamos este fim de semana ao Domingo de Ramos, iniciando mais uma Semana Santa, que encerra o tempo quaresmal para dar início ao pascal. Para quem participar das Missas da manhã, há a procissão de ramos, em que se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (com a leitura do trecho do capítulo 21 do Evangelho de São Mateus), e já dentro da igreja, após as leituras, ouve-se o capítulo 27, sobre a condenação do Senhor.

O intento desse contraste é de proporcionar ao fiel a veracidade dos fatos e a consciência da infidelidade que há no coração humano: Aquele que tanto amou a humanidade é enaltecido num dia e noutro abandonado. No capítulo 21 (v. 5), o evangelista Mateus, citando a profecia contida no capítulo 9 (v. 9) do Livro de Zacarias, escreve: “Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.

Jesus de fato entrou assim em Jerusalém, e de fato é o rei, não somente do povo hebreu da época, mas do universo inteiro; e não obstante, teve o mesmo destino dos profetas, pois além de rei, é também profeta – evidentemente superior a todos os profetas do Antigo Testamento e ao próprio São João Batista, cujas profecias apontam todas para Ele e n’Ele encontram seu pleno cumprimento.

Jesus é Aquele para o qual todo o universo foi criado, e no evangelho lido dentro da igreja Pôncio Pilatos Lhe pergunta se é o rei dos judeus, mal sabendo que está diante do Rei da criação inteira – e ao invés de abrir-se a Ele, prefere lavar as mãos e entregá-Lo aos desejos da multidão já convencida pelos anciãos e sumos sacerdotes, levando-O assim à crucificação e morte.

A mudança radical da multidão que ovaciona e depois abandona, bem como a omissão de Pilatos, são um alerta para o drama interior que carregamos (ora nos unindo, ora nos afastando de Deus) e que dia a dia precisamos ir suprimindo, abandonando o pecado e buscando a comunhão com o Senhor.

Que nesta Semana Santa o Divino Espírito abra nossos corações, nos dê a graça de uma verdadeira experiência com Jesus crucificado e nos leve à verdadeira conversão!


                       
1722037488