Alimento espiritual

Alimento espiritual

Durante o Tempo Pascal, em todos os seus 50 dias, lemos na liturgia as leituras do Livro do Atos dos Apóstolos (exceto em dias de memória, festa ou solenidade dos santos, que têm leituras próprias), e nas Missas semanais, a partir da segunda semana pascal, lemos sempre o Evangelho de São João, de modo que participando das celebrações nesse período, teremos ouvido uma parte considerável desses dois livros bíblicos.

Isto, no entanto, não exclui a importância da leitura bíblica particular, mas reforça-a, pois ouvir um texto na Missa, sua explicação na homilia e depois lê-lo em casa com calma, e avançando para os trechos seguintes, é coisa altamente recomendável! Todos sabemos da riqueza contida na Sagrada Escritura, que como nos ensina São Paulo em sua Segunda Carta a Timóteo, é toda “inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (cap. 3, v. 16).

Assim, um bom programa de leitura é este: sendo o dia de Pentecostes somente em 28 de maio, temos ainda um mês, dentro do período pascal, para lermos inteiros o Evangelho de São João e os Atos do Apóstolos. Será certamente um itinerário enriquecedor de luz e santidade, pois os textos bíblicos têm o poder de agregar o nosso ser, ao contrário das coisas mundanas, cuja força nos dispersa para longe de nós mesmos e de Deus. É comum que as atividades cotidianas multipliquem em demasia os focos de atenção e dispêndio de energia, ao passo que a leitura bíblica assídua, sincera, humilde e obediente, devolve nossa integridade e traz paz interior.

Tomando gosto pela leitura bíblica, em pouco tempo vamos sentindo mais desejo de conhecer o que Deus nos fala através dela, e lendo-a mais, vamos crescendo na fé, no amor e na esperança (e portanto na santidade). Comecemos agora por esses dois livros, depois passando para os outros evangelhos, as cartas do Novo Testamento e todos os livros do Antigo. Quanto mais se bebe desta água, mais se deseja bebê-la! Só mesmo o Senhor para nos saciar e trazer sentido e alegria ao nosso coração!

Ótima leitura a todos!


                       
1716112181