Orientações celestes

Orientações celestes

No sábado (13), faz 106 anos da primeira das conhecidíssimas aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, em Fátima, mas poucos sabem que elas foram precedidas por três aparições do Anjo de Portugal, em 1916, na Loca do Cabeço (próximo à famosa Cova da Iria). Depois delas eles intensificaram sua vida de oração e penitência e assim foram preparados para os encontros com a Mãe de Deus, que lhes apareceu pela primeira vez após terem rezado o Terço como o Anjo lhes havia pedido.

Já na primeira aparição, Ele lhes ensinou esta oração: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam”. E na segunda lhes disse: “Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios”. E lhes ensinou ainda um modo de tudo oferecerem a Deus: “De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria, a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar”.

As orientações foram dirigidas às crianças, mas valem para todos nós, que assim devemos rezar e fazer – como mostram a terceira aparição do Anjo e as aparições de Nossa Senhora –, pois o mundo carece de paz e os pecados abundam por toda parte, de modo que não devemos economizar oração e temer as mortificações. Como diz João de Ávila (1499-1569), cuja memória celebramos dia 10, “aquele que se apoia em Deus não se deixa abater nem pelos sofrimentos, nem pelas angústias, nem pela morte, nem pelo inferno. Quem não se apoia n’Ele, quanto medo sente, como anda preocupado!”. E também: “Prefiro viver sem pele do que viver sem devoção à Virgem Maria”.

Foi assim que viveram os pastorinhos de Fátima e é assim que cada um de nós é chamado a viver! Adoremos Jesus no Santíssimo Sacramento e rezemos com devoção o Santo Terço!

E viva Nossa Senhora do Rosário de Fátima!


                       
1718942244