Feira de Ciências da escola Nôemia Dias Perotti incentiva criatividade e habilidades cientificas dos estudantes

Feira de Ciências da escola Nôemia Dias Perotti incentiva criatividade e habilidades cientificas dos estudantes

Foto: Eduardo Mustafa

Mais de 150 estudantes da escola Nôemia Dias Perotti participaram na terça-feira (7), da Feira de Ciências promovida pela instituição. Sob a coordenação da professora Cintia Tercariol, foram mais de 30 projetos científicos desenvolvidos e apresentados para os próprios alunos da escola, assim como para estudantes de outras instituições do município.

“A feira de ciências é uma importante ferramenta de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos na comunidade escolar. É fundamental que o educador possa mediar o conhecimento e estimular o aluno a participar ativamente desse processo. É possível trazer para a sala de aula as etapas de um projeto de pesquisa e incentivar a curiosidade dos estudantes. Assim, o saber científico passa a fazer parte da vida acadêmica dos alunos”, explica Cintia, que é professora de ciências, biologia e química.

Além de ajudar o desenvolvimento da pesquisa científica para elaboração do projeto, o aluno desenvolve a comunicação oral porque é necessário apresentar a ideia projetada na feira para as pessoas.

“É um dia muito especial porque existe todo um conhecimento científico adquirido durante o processo que desenvolve diferentes habilidades nos alunos. Eles precisam organizar toda a estrutura necessária para o bom funcionamento da sua ideia. Além disso, a feira auxilia no desenvolvimento da comunicação do aluno, já que ele terá que explicar o seu projeto e a ideia que foi desenvolvida. Ou seja, a realização de uma feira de ciências traz muitos benefícios, tanto para a escola quanto para o aluno”, completa Cintia.

SALA DAS PROFISSÕES

A FEA (Fundação Educacional de Andradina) também esteve presente na feira de ciências com estudantes de educação física, direito, serviço social, veterinária e agronomia. “Fizemos questão de montar uma apresentação sobre alguns cursos, pois daqui alguns anos esses alunos estarão iniciando uma graduação, então exemplificar sobre nossos cursos é fundamental para eles tirarem algumas dúvidas das profissões”, detalha Antonio Roberto Fumagalli,  vice-diretor da faculdade FEA.


                       
1716329581