Vinde, Espírito Santo!

Vinde, Espírito Santo!

Foto: Academia Marial

O Brasil se comove com a tragédia ocorrida no Sul do país. As imagens são chocantes e causam compaixão, tristeza e indignação, e todos são chamados à caridade, tanto por meio das orações quanto por meio de ajuda material e serviços de voluntariado. Aquilo que costumamos ver pelo mundo afora e que às vezes não nos choca, devido à distância, agora bate à nossa porta.

Não sabemos o que há de se abater sobre nós; sabemos somente que os sinais se multiplicam a cada dia, e que cada dia é uma oportunidade para nos convertermos, para fazermos a vontade de Deus, para colaborarmos com Ele em sua obra de salvação. Para tanto, Jesus nos adverte claramente que precisamos, necessariamente, de seu divino auxílio – aliás, um princípio tanto para o agir correto quanto para se alcançar a sabedoria, é a consciência da nossa pequenez, nossa insuficiência, nossa necessidade radical. “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, ouvimos no Evangelho dominical de três semanas atrás, de São Lucas, cap. 15, v. 5.

Neste fim de semana celebramos Pentecostes, dia glorioso, relatado no capítulo 2 do Livro dos Atos dos Apóstolos, quando o Espírito foi infundido nos apóstolos e discípulos, que aguardavam em oração, junto à Virgem Maria, o cumprimento da promessa: “Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto” (Evangelho de São Lucas, cap. 24, v. 49). Nós também O recebemos por meio dos sacramentos da iniciação (Batismo e Crisma), mas precisamos clamar todos os dias: “Vinde, Espírito Santo!”.

Que em meio a essa tragédia e padecendo tantas tribulações, o bom Deus se compadeça das vítimas e de todos nós, e com a força do seu Santo Espírito nos conceda um coração perseverante, cheio de temor, amante da verdade, inflamado de caridade e protegido pela sabedoria e pela pureza! E que Ele nos conduza à graça de uma comunhão verdadeira, alimentada pelo amor a Deus e ao próximo, para que nossos esforços cheguem a quem precisa e as adversidades todas se convertam em causa de salvação, para o povo brasileiro e o mundo inteiro!


                       
1720127754