Posso beber cerveja?

Posso beber cerveja?

Vamos tratar durante as próximas edições de alguns assuntos intrigantes para desmistificar algumas falácias que surgiram sobre determinados assuntos, baseado na Palavra de Deus, afinal, seu corpo pertence a quem?

Nosso primeiro tema da série ‘Meu corpo, minhas regras!’ será: posso beber cerveja? Sendo bem sincero, se você perguntasse agora para Deus o que Ele acha sobre você beber bebida alcoólica, qual resposta você acha que Ele daria?

Hoje se uma pessoa disser “Eu não bebo!”, ela pode até ser questionada: “Não bebe porque é crente?”. Isso é bem comum.

O apóstolo Paulo certa vez escreveu: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.” – 1 Coríntios 6.12.

Muitas pessoas são pegas pela bebida (seja cerveja, vinho, whisky, etc) e acabam se prendendo a ela, se tornam viciados dessas substâncias que geram dependência. Muitos começam a beber por algum motivo, seja para se ‘livrar’ dos problemas, seja para ‘curar’ uma desilusão amorosa, seja para se sentir socialmente aceitável, etc. Paulo falava sobre isso quando escreveu o versículo acima: “eu não deixarei que nada me domine.”

Tomar bebida alcoólica, é pecado? Não! Porém a bebida alcoólica gera dependência, e isso sim é pecado: “Ai daqueles que desde a manhã procuram a bebida, e que se retardam à noite nas excitações do vinho!” – Isaías 5.11.

Quando vemos a bebida como um ‘escape’, entregamos nosso corpo a dependência!

É sabido também, claro, que essa substância faz mal ao nosso corpo: “o álcool está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito.” – fonte www.paho.org/pt/topicos/alcool.

Sobre isso a Bíblia diz: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” – 1 Coríntios 6:19-20.

Sem falar nos prejuízos que a bebida alcoólica causa todos os dias, como brigas, separações, acidentes de trânsito, lesões e mortes! Sabendo que a bebida causa todos esses males, então por que beber? Se ingerimos conscientes, estamos indo contra tudo o que Deus nos ensinou. 

Alegar que desobedecemos porque não conhecemos a Bíblia ou a vontade de Deus, não justifica nossos atos, no dia do juízo tudo será cobrado: “Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.” – Efésios 5:6.

Daí, respondendo à pergunta que fizemos a Deus no início, acredito que Ele não iria te proibir de beber, porque você pode fazer o que quiser, porém acredito que não seja a vontade dEle que você beba, mas sim que você preserve seu corpo com interesse em provar algo muito melhor que a bebida, que é um relacionamento sincero com Ele!

Diga não ao álcool, e sim para Deus, hoje!


                       
1718944206