Posso fumar cigarro ou narguilé?

Posso fumar cigarro ou narguilé?

Estamos tratando esse mês sobre alguns assuntos intrigantes, e vamos desmistificar algumas falácias que surgiram sobre determinados temas baseado na Palavra de Deus. Na semana passada falamos sobre o consumo de álcool, sendo que nosso segundo tema será sobre cigarro ou narguilé.

Acredito que nem precisamos iniciar essa edição com a pergunta que fizemos na edição passada, vamos concordar que não é da vontade de Deus que você fume, certo!? Mas aprendemos também que podemos fazer o que quisermos, temos o livre arbítrio como escreveu Paulo em 1 Coríntios 6.12, mas aprendemos lá também que nem tudo nos convém.

ENTÃO POR QUE FUMAR?

Cada um tem uma história para justificar como começou a fumar, alguns iniciaram sem motivos, sendo que se tornaram dependente e não conseguem parar. Podemos chamar isso de ‘escravidão do cigarro’ e sobre isso a Bíblia diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” – Gálatas 5:1.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) publicou “101 razões para parar de fumar”. Entre alguns números, os fumantes têm até 22 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão ao longo da vida do que os não fumantes, sendo o tabagismo a principal causa de câncer de pulmão, causando mais de dois terços das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo (fonte: www.paho.org/pt/101-razoes-para-parar-fumar).

Temos que esclarecer que o cigarro ou narguilé, assim como a bebida alcoólica, são criações humanas para bel prazer da carne, porém que trazem prejuízos enormes à nossa saúde, e quando chegamos ao excesso no consumo, prejudica também família, trabalho e é claro, nosso relacionamento com Deus.

FUMAR AFETA O RELACIONAMENTO COM DEUS?

É pecado! Lembra do versículo que mencionamos na edição passada: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” – 1 Coríntios 6:19-20.

Ou seja, sabendo que o cigarro ou qualquer outro fumígeno faz mal ao seu corpo, e você decide fazer uso dele, está pecando, e o pecado te afasta de Deus (Romanos 3:23), pois quem é de Deus preserva o seu corpo como santuário do Espírito Santo.

Para você que fuma por prazer eu te digo: pare de fumar por amor a Deus. Para você que fuma por dependência eu ressalto: “pois, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” – João 8:36.

“Afastem-se de toda forma de mal.” – 1 Tessalonicenses 5:22. “Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.” – 1 Pedro 4:2.Entregue hoje sua vida para Jesus, e deixe Ele te ajudar a ser livre, nem a bebida e nem o cigarro serão mais necessários, somente Ele será suficiente na sua vida!


                       
1709020174