Posso fazer tatuagem?

Posso fazer tatuagem?

Foto: Montagem Thiago Toledo

Estamos tratando esse mês sobre alguns assuntos intrigantes, e vamos desmistificar algumas falácias que surgiram sobre esses assuntos, baseado na Palavra de Deus. Nosso terceiro assunto é sobre fazer tatuagem. A Bíblia diz: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.” – Levítico 19:28.

Vamos começar esse assunto falando sobre o Cristianismo, o que ele tem a ver com a tatuagem? Lembrando que a pergunta aqui apresentada no substantivo “posso” é baseada na Palavra de Deus. (para entender melhor, leia as edições anteriores desse assunto).

Na história antiga, a tatuagem surge por volta dos 3.000 (três mil) anos antes de Cristo. Segundo o site Wikipédia, existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4.000 a.C. e 2.000 a.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais ligados a religião.

Toda a historicidade envolvendo a tatuagem provém de povos e culturas distintas ao Cristianismo, já que desde o início, Deus instruiu o seu povo pela Sua Palavra, ensinando a Sua vontade e mostrando o certo e o errado. 

Cada povo que ao longo de sua história introduziu a tatuagem como meio cultural, fez isso por seu próprio entendimento e vontade, acrescentando essa prática muitas das vezes em rituais, indo contra a vontade de Deus, como está escrito: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” – 1 Coríntios 10:31.

PORQUE UMA PESSOA FAZ UMA TATUAGEM?

Segundo o site “História do Mundo”, a tatuagem significa: rebeldia, personalidade, história. Essas podem ser uma das poucas palavras que podem definir o significado da tatuagem entre nós. No contexto da sociedade contemporânea, o individualismo induz muitas pessoas a fazerem de sua pele o local do registro de ideias ou valores. Um dos mais conhecidos registros que se tem sobre as tatuagens é do capitão inglês James Cook, quando ele tentava entrar em contato com os nativos do Taiti (fonte site: Histórias do Mundo).

Será que podemos destacar esse significado para a tatuagem? Pois ninguém faz uma tatuagem para ficar escondida, e se é para mostrar, é para alimentar a vaidade, podendo ser até carência emocional. Só que a vaidade já não faz mais parte da vida de quem decidiu viver com Cristo, sobre isso a Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” – 2 Coríntios 5:17.

Quem está com Cristo não precisa do álcool, cigarro ou tatuagem para se sentir melhor, essas são as ‘coisas velhas’, elas já passaram, agora tudo se fez novo, pois Ele já é suficiente pra suprir todas essas ‘carências’ que o homem criou para si.

Entregue totalmente a ­­­sua vida para Cristo hoje, não parcial, mas total, corpo, alma e espírito, para que Ele te conduza a uma experiencia plena de amor e confiança, suprindo todas as suas necessidades!


                       
1715565528