Mulheres da Bíblia

Mulheres da Bíblia

Foto: Las Mujeres de la Biblia

Olá, essa semana iremos falar sobre as mulheres que tiveram um papel importante na Bíblia, afinal, temos mulheres que marcaram sua história com fé, força, coragem, dedicação, oração e superação. São tantos exemplos, que até com os erros delas podemos aprender. Então vamos lá.

Eva: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram.” Gênesis 1:27. Ela foi a primeira mulher da história criada pela mão de Deus, teve o privilégio de morar no Jardim do Éden, um lugar lindo cheio de árvores frutíferas e animais. Deus deu uma missão a Eva, auxiliar seu marido e não comer do fruto da árvore do conhecimento. Eva por sua vez deixou se levar pela curiosidade e deu ouvido a serpente. Com isso comeu a fruta da árvore do conhecimento e influenciou seu marido a fazer o mesmo.

“E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” – 1Timóteo 2:14.

Podemos tirar várias lições da história de Eva, uma delas é que quando colocamos a nossa vontade acima da vontade de Deus, estamos sujeitas a sermos enganadas. 

Ana: passou por uma situação bem difícil, ela era estéril e sofria com a perseguição da outra esposa de seu marido. “A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.” – 1Samuel 1:6.

Ela poderia ser uma mulher amarga, ou até mesmo dividir sua angústia com outras pessoas, ouvir conselhos errados ou até mesmo viver reclamando da vida, porém ela fez diferente, se prostrou diante do Senhor e contou sobre angústia da sua alma. Orou e pediu ao Senhor um filho. 

“Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” – 1Samuel 1:10-11. Ana fez o que devemos fazer todos os dias, orar e confiar. Deus atendeu a oração e Ana cumpriu o que prometeu ao Senhor.  Ana sentiu a alegria de ser mãe (do profeta Samuel).

Mulher de Jó: quem que nunca ouviu sobre a história de Jó. Era um homem rico, tinha a melhor vida e temente a Deus. Agora imagina comigo como era a vida da mulher dele. É bem provável que tinha do bom e do melhor. Na Bíblia não fala muito sobre ela. Sua história foi marcada pela perda que sua família teve. Tudo isso porque o inimigo quis pôr a prova a fidelidade de seu marido a Deus. A reação dela não foi a das melhores.

“Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.”- Jó 2:9-10. 

Como está sendo a nossa reação diante das aprovações da vida? Mulher de Jó, além de reclamar e murmurar contra a fé de seu esposo, não deu nenhum apoio. O casal passava pela mesma dificuldade, Jó preferiu continuar confiando em Deus e sua esposa deixou de lado a sua fé para que a dor falasse mais alto.

A nossa esperança deve estar no Senhor, Ele tem o poder de restaurar tudo o que foi perdido, só assim podemos ajudar outras pessoas com palavras de conforto mesmo passando por situação iguais ou piores.

Sara: foi mulher de Abrão, e o Senhor fez uma promessa a ele, que seria pai de uma nação. 

“Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.”- Gênesis 18:18.

As circunstâncias fizeram com que Sara duvidasse da promessa. “Onde está Sara, sua mulher?”, perguntaram. “Ali na tenda”, respondeu ele. Então disse o Senhor: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” – Gênesis 18:9-12. 

E o pior é quando não temos paciência para esperar a promessa e queremos resolver por conta própria. Foi isso que Sara fez entregando o seu marido para outra mulher.

“Disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sara.” – Gênesis 16:2. 

As vezes queremos ajudar Deus resolvendo as situações e esquecemos que os planos do Senhor são melhores que os nossos. Apenas espera com fé e obedeça a voz do Senhor.

E ainda não acabou, semana que vem vamos continuar contando a história de outras mulheres que se destacaram. São apenas pequenas lições que podemos trazer para nosso dia a dia. Te espero na próxima semana. Deus abençoe.