Qual a idade para o batismo nas águas?

Qual a idade para o batismo nas águas?

Foto: Thiago Toledo

Hoje vamos falar se existe uma idade adequada para o Batismo nas Águas, conforme a Bíblia Sagrada.

Acho importante esclarecer o que significa a palavra batismo: primeiro sacramento do cristianismo, que apaga o pecado original de quem o recebe e a este confere o caráter de cristão.

O batismo é uma ordenança bíblica, desde pequeno aprendemos sobre ele. É um símbolo do novo nascimento, como o Senhor disse: “Eu afirmo que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.” – João 3:5.

ENTÃO QUAL A IDADE CORRETA PARA SER BATIZADO? UMA CRIANÇA PODE SER BATIZADA?

Existem algumas tradições que vão além do que a Bíblia ensina sobre o batismo, e quero esclarecer, sobre o que a Bíblia diz:

1) Para ser batizado tem que crer

O batismo sem fé é insignificante, primeiro a pessoa entende, aprende e acredita, para depois ser batizado, como aconteceu com Filipe.

“No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas-novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele e foram batizados, tanto homens como mulheres. O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.” -
Atos dos Apóstolos 8:12-13.

2) Para ser batizado tem que se arrepender

O batismo é a remissão dos pecados, e se não houver arrependimento o batismo será em vão, pois só o arrependimento fará o pecador alcançar perdão e abandonar o pecado.

“Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
- Atos dos Apóstolos 2:38.

3) Para ser batizado tem que estar decidido a viver com Deus

Qual o motivo de querer ser batizado, mas continuar vivendo a mesma vida de pecados? O batismo só terá efeito se você decidir abandonar o pecado e viver uma vida de santificação com Cristo.

“Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele? Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte.” – Romanos 6:1-3. 

Então respondendo a pergunta anterior, qual o fundamento para o batismo de uma inocente criança?  O batismo é para o pecador consciente, que está discernindo o certo e o errado e está ciente dos seus pecados, e arrependido, desce as águas para se limpar e começar uma vida nova.

Para esclarecer de uma vez por todas, responda para você mesmo, com quantos anos o Senhor Jesus foi batizado?

“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João.”
- Mateus 3:13.

Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!


                       
1715635832