No dia 31 de outubro foi comemorado o dia da Reforma Protestante, mas o que é isso?

No dia 31 de outubro foi comemorado o dia da Reforma Protestante, mas o que é isso?

Foto: Reprodução Google

A Reforma Protestante foi um movimento relevante dentro do cristianismo ocidental na Europa do século XVI, que representou um desafio religioso e político para a Igreja Católica, em particular para a autoridade papal, decorrente do que eram percebidos como erros, abusos e discrepâncias cometidos pelo clero. A Reforma foi o início do protestantismo, além de ser considerada um dos eventos históricos que marcam o fim da Idade Média e o início do período moderno na Europa.

O protagonista da Reforma foi Martinho Lutero, nascido em 1483 na cidade de Eisleben, na Alemanha. Ele foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico, se tornando uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel.

Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X, em 1520, e do imperador Carlos V na Dieta de Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Hoje em dia, os denominados Protestantes são os Cristãos Evangélicos, que baseiam sua fé nos ensinamentos de Jesus nos Evangelhos.

Ao longo dos séculos, a Igreja a ser formada após a partida de Cristo e dos Apóstolos se perderia em muitas tradições e ritos humanos, deixando com que sua vaidade e ganância os afastassem de Deus.

“Jesus disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’.”
- Mateus 4:4.

A BÍBLIA É A ÚNICA VERDADE DA IGREJA

E foi isso que Martinho Lutero quis pregar. A Igreja e suas tradições não estão acima da Palavra de Deus, pois a Bíblia é o nosso guia de salvação.

Ela foi escrita sim por homens, porém, foram homens inspirados por Deus, como está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
- 2 Timóteo 3:16-17.

Para que essa data faça sentido para você, assista ao filme de Martinho Lutero, que está disponível gratuitamente no Youtube, é só pesquisar pelo seu nome.

Jesus disse: “e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” – João 8:32.

Busque a verdade e encontre o caminho da Salvação, Cristo nos deu pela Graça de Deus, basta você ter interesse em buscar.

Que Deus te abençoe!


                       
1715350815