Suicídio: eu escolho a vida

Suicídio: eu escolho a vida

Foto: Montagem Thiago Toledo

Um assunto tão importante não pode passar desapercebido. Em algum momento você já pensou em suicidar-se? Conhece alguém que já comentou sobre esse assunto? Então você tem que ler esse texto e compartilhar com o máximo de pessoas, pois sua atitude irá salvar vidas!

Hoje inicio a primeira parte de uma série de três textos, e nada melhor do que responder o que é suicídio. É o ato ou efeito de se suicidar ou de tirar a própria vida. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que, em 2019, a principal causa de morte no mundo foi o suicídio, representando uma a cada 100 mortes. É um dado preocupante, pois são números que superam a morte por homicídios ou por doenças, como o câncer de mama. 

ÍNDICES NO BRASIL

Para entender o problema do suicídio no país, o melhor caminho é analisar os números sobre esse tipo de morte. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023, houve 16.262 registros de suicídio no Brasil no ano de 2022.

Dessa forma, tivemos 8 suicídios por 100 mil habitantes, uma elevação de 11,8% em relação a 2021, que registrou 7,2 homicídios por 100 mil habitantes. A grande preocupação é que os índices de suicídio seguem uma tendência de crescimento desde 2010 (fonte: https://hospitalsantamonica.com.br).

GERAÇÃO DO TUDO PODE

Estamos vivendo tempos difíceis, e o pior é que não é pelas dificuldades, mas sim pelas facilidades. Somos a geração do ‘tudo pode’, não aprendemos a ouvir não e isso tem influenciado negativamente nossas vidas.

Em Deuteronômio 6.5-7 diz: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

A Palavra de Deus nos ensina a termos persistência no ensinamento das Leis de Deus aos nossos filhos. Será que cumprimos isso? Ao invés disso, aliviamos a carga de responsabilidade e deixamos com que nossos filhos mergulhem no celular, na TV ou no computador, para não ‘atrapalharem’ nossa correria, e damos ‘tudo’ o que nos pedem para compensar o tempo que perdemos de ficarmos juntos ensinando-os. Qual o resultado disso?

SOMOS CULPADOS POR ESSES ÍNDICES!

A criança desde o seu nascimento espera ser educada pelos pais, elas carecem de limites. Sim, limites e muito amor! Desde cedo vão nos testando para verem a liberdade que concedemos a elas, e isso vai aumentando conforme crescem. Meu filho Benjamim, por exemplo, se deixar ele toma sorvete no lugar da refeição, mas isso não irá lhe fazer bem, por isso eu digo não, daí ele chora, grita, esperneia, mas quando a fome vem, ele recorre a refeição nutritiva e só depois toma sorvete.

“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.” – Provérbios 22:15.

Se você é pai ou mãe sabe do que eu estou falando e precisa pegar essa responsabilidade para você urgente. Agora se você teve sua infância com excesso de liberdade, como disse aqui, as vezes o sentimento de ‘tirar a sua vida’ já passou pela sua cabeça, e eu sinto muito por isso. Mas preciso te dizer que essa não é uma opção para você, e vou provar na Bíblia:

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” – 1 Coríntios 3:16-17.

A VERDADE DE DEUS PARA VOCÊ

No Salmo 9.10 diz: “Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.”

A única fraqueza que você vai sentir é por não conhecer a Deus, porque Ele mesmo disse em Isaias 41.10: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Não importa o que aconteceu na sua infância, adolescência ou juventude, se hoje você decidir confiar em Deus, e conhecê-lo através de Jesus, Ele pode fazer você ser uma nova pessoa, totalmente transformada e com amor á vida que Ele te deu.

Quem conhece o Pai não sente vontade de tirar a sua vida, ele quer viver mais e mais. Foi Jesus que disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10, ou seja, quanto mais perto você chegar de Cristo, mais vontade de viver você terá, porque Jesus é vida: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” – João 14.6.

Até Deus nos põe limites por que nos ama, Ele nos repreende e nos corrige, porque nos ama, Ele disse em Apocalipse 3.19: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; se pois zeloso, e arrepende-te.” Se o próprio Deus faz isso, é porque sabe do que precisamos para suportar as ‘pancadas’ da vida, e resistir ao diabo que só quer nos destruir.

BUSQUE Á DEUS HOJE E ABANDONE ESSE PENSAMENTO, DIGA:  EU ESCOLHO A VIDA!

Quem Deus te abençoe!


                       
1715378127