Porque os casamentos acabam?

Porque os casamentos acabam?

Durante as próximas semanas vou trazer uma série sobre porque os casamentos acabam. Vou dividir o conteúdo em cinco edições, se eu fosse você não perderia!

Estamos vivendo em dias cada vez mais resumidos, é uma correria que não tem fim, as datas vão passando e já não prestamos mais atenção quando elas chegam, daí passam batido.

Por exemplo, aniversário, dia das mães e até mesmo a data de aniversário do nosso casamento. A correria está fazendo perdermos o que realmente importa, nosso convívio com pessoas que amamos.

Mas independentemente, sobre o casamento, podemos esclarecer que ele foi feito para ser único e especial, como a Bíblia diz: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” – Mateus 19:6.

Família é o bem mais valioso que uma pessoa pode ter, nenhum dinheiro substitui a família, e ela começa oficialmente pelo casamento.

Mas aí eu te pergunto: porque os casamentos acabam?

A primeira coisa que temos que colocar em nossa mente é, nenhum casamento acaba de uma hora para outra! É fato que existem uma série de fatores em uma sequência de situações que fazem um casamento acabar.

A referência que vou colocar nessa primeira parte é a falta de diálogo. Sim, quer acabar com qualquer relacionamento, e não precisa ser só o casamento não, pode ser de pai com o filho, de amigos, etc., é só romper o diálogo, essa é a principal arma do diabo contra o relacionamento.

O diálogo é a principal referência do respeito, sobre isso a Bíblia diz: “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” – Efésios 5:33.

Por isso que muitos assuntos ficam sem solução, porque acaba a conversa. Por isso que muitas vezes vão dormir brigados, porque acaba a conversa. Por isso que o desejo de um pelo outro acaba, porque não tem a conversa.

A insatisfação começa com a falta de diálogo. A desconfiança começa com a falta de diálogo. A traição começa com a falta de diálogo. A separação aconteceu por causa da falta de diálogo.

O casamento é um alvo do inimigo, porque ele representa a formalização da Família, a maior instituição criada por Deus. É também por isso que muitos estão desistindo de se casar e preferem viver uma vida só ou sem se comprometer no papel.

A conversa no casamento deve se tornar uma prática de exercícios, ou seja, mesmo quando não queremos, devemos praticá-la. Principalmente após uma “briga” entre o casal. Aliás a “briga” é o estopim da falta de diálogo.

Quando isso acontecer não precipite as coisas, não discuta, espere, se acalme, não tente resolver nada de cabeça quente, espere a “poeira” baixar.

Esse é o momento crucial para que a “roupa suja” seja lavada, chame seu parceiro para uma conversa particular, daí ambas as partes devem expor sua insatisfação e encontrarem uma solução para o problema, para que ele não se repita! Após isso peçam perdão um ao outro, sim, ambos peçam perdão, independente de quem está certo ou errado, isso demonstra respeito e amor.

A Bíblia também nos ensina sobre isso, o respeito, nos dando o caminho para termos um casamento bem sucedido, assim o Apóstolo Paulo escreveu para os maridos: “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la” – Efésios 5:25. E para as mulheres: “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.” – Efésios 5:22-24.

Lembre-se, sua família é o seu maior bem, Deus confiou ela a você, cuide bem, invista, ore, faça o seu melhor e jamais desista da Família, Deus te ajudará.

“Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!”

SÉRIE COMPLETA:


                       
1709117446